segunda-feira, abril 07, 2008



O primeiro imperador de Constantinopla (actual Instambul) Jutiniano I ficaria contente com o esplendor de cidade que encontramos hoje plantada à beira do Mar Negro. Sob a égide deste Imperador, Constantinopla cresceu e deixou de existir com a ocupação dos turcos que fundaram a actual cidade de Instambul. Foi uma viagem que nos mostrou muita beleza cultural e arquitectônica que tentamos aqui mostrar numas singelas fotos amadoras. Esta primeira foto espelha a camaradagem existente com a estadia em mais um quarto por esse mundo fora. O Hostel Sinbad (vide post do meu primo abaixo). Espaço não faltou...


Esta segunda foto demonstra que quando eu quero tirar fotos de postal (tão bem dito Sr. Flautas!!) os meus amigos demonstram carinhosamente o dedo do meio. Isto sim meus amigos é respeito! Enfim...


A terceira foto quer simplesmente retratar a nossa passagem por Instambul que por muito fugaz que seja (apenas quatro noites) nos permite deixar as nossas almas vagueando pelas formas serpenteantes das ruas desta bela cidade turca.



A quarta foto demonstra o ex-libris da cidade: a figura do minarete presente em todas as mesquitas. O trocadilho mais óbvio foi tão utilizado por nós que até deixaria Manuel Barbosa do Bocage envergonhado...




Quis recordar um símbolo deste país tirando uma foto da bandeira (quinta foto). Existem várias lendas mas há uma que eu particularmente gostei: Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da República Turca moderna, teve a ideia da Lua Crescente e da Estrela andando por um campo de batalha uma noite, após uma vitória na Guerra Turca de Independência, quando viu o reflexo de uma estrela e do crescente numa enorme poça de sangue no terreno rochoso. Como esta existem muitas mais lendas acerca destes símbolos.




A sexta foto demonstra acima de tudo o céu ao entardecer carregado de tons quentes como que a cidade nos quisesse expressar todo o seu calor e amabilidade.





Last but not least, na última foto (sétima) guardei o que nos fez visitar bastantes cafés por forma a podemos experimentar a rqiueza cultural dos turcos. Os ingredientes mais comuns foram sem dúvida dois: o chá e o nargilé. Que melhor forma de acabar esta aventura com bebida e drogas?!





Mais uma viagem para alguns conquilhas por esse mundo fora...

Nuno

2 comentários:

Bruce Spraitspringuing disse...

Belas férinhas...
Deixa-me só fazer uma observação... quando colocares fotos tenta diminuir-lhes o tamanho.Assim quando carregamos na foto não a conseguimos ver no total.

Quanto a esses teus amigos que só estragam as fotos tipo postal......... nada a declarar...

Foi uma sorte não lhe ter dado para mostrar a picha, ou ainda pior... o cú.

Luís Miguel disse...

pronto, lá está a conversa a descarrilar outra vez pró cú...

não há condições!!!

a foto 3 está fixe
...aqueles vultos...